Tipos de Manutenção

Imagine uma quebra inesperada de um equipamento no canteiro de obras. Além de alterar todo o cronograma de uma obra, o prejuízo pode ser muito maior que apenas o custo da reparação do equipamento. Dependendo do ocorrido, toda a construção pode ser comprometida parcialmente ou em sua totalidade, devido a um imprevisto que poderia ter sido evitado se a Manutenção Preventiva tivesse sido feita adequadamente e por técnicos qualificados.

 

A manutenção preventiva contribui diretamente na redução desses riscos para a obra, evitando a perda de tempo, de dinheiro, e até de vidas, ao garantir maior segurança na utilização de equipamentos e maquinário.

 

Veja algumas das vantagens que a Manutenção Preventiva pode proporcionar, são elas:

 

  • Reduz o risco de acidentes no Canteiro de Obras - Existem muitos estudos que apontam o setor da construção como um dos mais locais mais perigosos para se trabalhar. Todos os anos centenas de acidentes ocorrem não apenas por falha humana ou falta de capacitação na utilização dos equipamentos, mas também pela falta de manutenção dos equipamentos;

 

  • Aumenta consideravelmente a da vida útil do equipamento - Todo equipamento, bem como as peças que o compõe, tem prazo de validade. E se tratando de equipamentos para construção civil sempre é bom seguir esse cronograma de troca sugerida pelos seus fabricantes. É exatamente isso que vai garantir mais segurança e um melhor desempenho do equipamento, além de maior durabilidade.

 

  • Reduz Custos - Pode parecer que não, mas investir em uma manutenção preventiva nos dias de hoje sai muito mais barato do que corrigir o problema já instalado. Nesse caso, vale-se o ditado que diz; "Melhor Prevenir do que Remediar."